Notícia

Grupo SEMIAR realiza ação de extensão com mulheres agricultoras do Seridó

21/03/2025


Ação de extensão com mulheres agricultoras do Seridó

Ação de extensão com mulheres agricultoras do Seridó

O Grupo de Pesquisa e Extensão Territórios do Semiárido (SEMIAR), vinculado ao Departamento de Geografia do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES/UFRN), em parceria com a Cáritas Diocesana de Caicó, propuseram a realização de um intercâmbio com mulheres camponesas do Seridó. Tal intercâmbio ocorreu entre os dias 18 e 20 de fevereiro de 2025 e proporcionou com que mulheres da Serra de Santana (RN) pudessem conhecer experiências de convivência com o semiárido, agroecologia e economia solidária na Chapada do Apodi (CE). Para tanto, contou-se com o apoio da Cáritas Diocesana de Limoeiro do Norte, enquanto organização social que recebeu o intercâmbio.

Tal intercâmbio está inserido no bojo das atividades realizadas no âmbito do projeto de extensão “Transição Agroecológica e Economia Solidária no Seridó Potiguar”, executado desde 2023 pelo Grupo SEMIAR, com foco na realização de ações extensionistas voltadas para a formação popular dos grupos de mulheres camponesas que atuam na região do Seridó Potiguar. Ademais, a atividade do intercâmbio contou com aporte financeiro do Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação (PROEXT), executado na UFRN pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, o qual busca o fortalecimento das atividades de extensão no âmbito da pós-graduação.

Participaram do intercâmbio as camponesas pertencentes a grupos de mulheres assessorados pela Cáritas Diocesana de Caicó, organização social que executa projetos voltados à implementação de tecnologias sociais de convivência com o semiárido, visando a transição agroecológica a partir da produção sustentável em quintais produtivos. As participantes do intercâmbio residem nos municípios de Bodó e Lagoa Nova, em comunidades rurais da Serra de Santana. Ademais, técnicos de campo e educadores populares da Cáritas Diocesana de Caicó também participaram da atividade, além de três estudantes do Programa de Pós-Graduação em Geografia do CERES/UFRN (GEOCERES): Anelisse Pinheiro, Flávia Dantas e Thenilly Sergia, acompanhadas do professor Leandro Cavalcante.

Durante o intercâmbio, foi possível apreender o histórico de luta das comunidades da Chapada do Apodi frente aos impactos advindos do agronegócio. Bem como, constatar as distintas estratégias de resistência pautadas na transição agroecológica, na economia solidária e na organização popular, que serviram de inspiração para as mulheres do Seridó. O intercâmbio também possibilitou a visitação de quintais produtivos de comunidades rurais de Tabuleiro do Norte, além da produção de cultivos orgânicos voltados à alimentação das famílias e à comercialização dos excedentes. Visitou-se, ainda, uma casa de sementes, uma escola de formação camponesa e um parque ecológico.
 
Autoria das fotos: Anelisse Pinheiro e Sayonara Rayanne