Notícia

Estudante de Pedagogia do Ceres vence prêmio nacional em pesquisa

11/08/2017


Por Luiz Henrique Gomes

O estudante de pedagogia Geovar Miguel dos Santos, do Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), ganhou o Prêmio de Incentivo a Pesquisa do 37º Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia com a monografia "Experiências inovadoras na educação: subvertendo a lógica vigente da educação". O trabalho vencedor abordou a educação inovadora e problematizou a escola enquanto instituição tradicional.

O estudante comemora o prêmio e julga a importância do trabalho, feito como monografia do curso de graduação de Pedagogia. “Neste trabalho tentei apresentar para a comunidade acadêmica que na educação é possível inovar e que a escola não pode permanecer da forma que está, o que acredito que tenha sido um dos motivos pelo qual a pesquisa foi premiada, sabemos a realidade a qual a educação brasileira se encontra hoje, e precisamos buscar novas possibilidades para ela”, disse.

Para realizá-lo, Geovar Miguel tratou de três experiências educativas. A primeira é a Escola Projeto Âncora, na cidade de Cotia, São Paulo, em 1996; a outra é a Escola Ponte, na Vila das Artes, Portugal, 1976; e a Pedagogia Waldorf, em Stuttgart, Alemanha, em 1919. 

A experiência representou para ele uma mudança na perspectiva de enxergar a educação. “Não consigo conceber mais a educação da forma que ela esta posta, pautada no modelo cartesiano, compartimentado, e também pelas minhas experiências em projetos de educação integral que versa sobre novas formas de pensar e conceber a educação”, conta.

Realidade do Rio Grande do Norte

Apesar de não ter investigado experiências do Rio Grande do Norte no trabalho monográfico, Geovar Miguel cita o Núcleo de Educação Infantil (NEI) da UFRN e o Projeto Conexão Felipe Camarão como instituições inovadoras, de acordo com o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC). Segundo conta, essas escolas serão objetos de estudo no mestrado para dar continuação ao tema tratado durante a graduação.


ceres,pedagogia