O SEPE é um evento anual do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES) cujo objetivo é promover a produção acadêmica, científica e cultural no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão. O projeto tem como público alvo a comunidade acadêmica do CERES e a sociedade interessada pela produção científica, envolvendo todos os cursos oferecidos pelo Centro.
Dentro de uma retrospectiva histórica, a primeira edição do SEPE aconteceu em setembro de 2009. O tema do Seminário foi "O aperfeiçoamento e a integração do ensino às atividades de pesquisa, ensino e extensão na Universidade" e teve 04 dias de duração. A ideia do SEPE foi da professora Ione Diniz Morais, do Departamento de História e Geografia, da época.
A segunda edição do SEPE, em 2010 teve um grande diferencial, pois recebeu participantes de outras Instituições do Seridó e da Paraíba. Com o tema "Cultura e Contemporaneidade", o SEPE ganhava afirmação no cenário e avançava com mais força.
Em 2011, o III SEPE resolveu pensar em sua atuação no cenário regional. Com o tema “Limites, perspectivas e potencialidades do ensino superior no Seridó: a realidade do CERES", contou pela primeira vez com atividades nos dois campi: Caicó e Currais Novos.
Nessa direção, em um quadro cronológico das edições anteriores podemos perceber a preocupação da universidade com os aspectos históricos sociais e políticos a nível nacional e global. Através dos temas que os orientam, é reforçada a ideia da universidade como espaço democrático de discussão e construção de conhecimento: