X SEPE - 2019

Em 2019 a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, campus Caicó, celebra 10 anos de um dos seus mais importantes eventos, o Seminário de Ensino Pesquisa e Extensão (SEPE), que ocorrerá entre os dias 27 e 30 de maio, cujo tema será: A Universidade e Você: Trabalho, Inclusão e Liberdade.

Ilustração: SEPE 2019 - A Universidade e Você: Trabalho, Inclusão e Liberdade.

O tema reflete a preocupação da universidade com atual momento social e político que atravessa o país. Nesse sentido, reafirma a preocupação da autonomia da universidade, garantida pelo Art. 207 da Constituição de 1988, que assegura às universidades autonomia didática, científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial. Assim como, reafirma o compromisso das universidades que devem abrigar a pluralidade e a diversidade e ser pautada por valores democráticos e seu comprometimento com a formação cidadã. Pensamos que a liberdade acadêmica, a reflexão crítica, a livre expressão das ideias, a pluralidade e a diversidade são expressões do compromisso da universidade com a convivência democrática. Estas ações qualificam a educação superior, tornando-a mais criativa e pertinente.

O X SEPE contemplará temáticas de interesse da comunidade científica e contará com conferências, mesas-redondas, debates, minicursos, apresentações de trabalhos e pôsteres, ciclo de cinema, proporcionando a divulgação da produção acadêmica, bem como o intercâmbio de experiências e informações entre pesquisadores e pesquisadoras, docentes e estudantes da Pós-graduação na área com temas que versão sobre duas grandes áreas: Humanidades e Exatas e Tecnológicas.

Os assuntos abordados versam sobre cinema, movimentos sociais, uso de ambientes digitais para educação, entre outros. O evento irá oferecer diversas oficinas e minicursos pelos docentes e pós-graduandos, além de duas aulas de campo, oferecidas pelos cursos de Geografia e de História. Na programação cultural do evento contaremos com exposições fotográficas, pinturas e esculturas, bem como um sarau Cultural promovido pelo DCE. Nesta X edição o SEPE contará com várias parcerias, dentre elas estão os Institutos Federais de Caicó e de Currais Novos e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Estarão envolvidos docentes e discentes e contará também com a participação de educandos da Rede Básica.

Convidamos você a entrar no site do evento e se informar de maiores detalhes: https://sepeceres.wixsite.com/sepe2019
Nas redes sociais também é possivel se atualizar da programação: Instagram @sepeceresufrn // Facebook: https://www.facebook.com/events/270272140563320/